Em uma parceria entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com o apoio do INCT OABras (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiro), foi apresentado o resultado de uma pesquisa sobre a qualidade do azeite de oliva produzido no Brasil. O estudo, que faz parte de um projeto de sete anos com previsão de continuidade por mais cinco, revelou que o produto brasileiro atende aos padrões internacionais de qualidade.
Ao longo dos últimos sete anos, os pesquisadores da Embrapa analisaram a composição química do azeite brasileiro. Esse estudo permitiu caracterizar os óleos e formar um painel sensorial com um grupo de especialistas para avaliar o produto, levando em conta a aparência, aroma, sabor, entre outros critérios. Os resultados obtidos demonstraram que a composição em bioativos e voláteis dos azeites de oliva virgem de diferentes variedades de oliveira atende aos parâmetros da legislação nacional e internacional.
Para concluir a pesquisa, serão destinados mais R$ 6 milhões de investimento. A iniciativa visa solucionar desafios tecnológicos, garantindo uma alta produtividade das oliveiras e a qualidade do azeite de oliva brasileiro. A equipe envolvida no projeto é formada por 34 cientistas de 18 instituições de pesquisa nacionais e internacionais. A liderança está sob a responsabilidade da Embrapa Agroindústria de Alimentos, localizada em Guaratiba (RJ), e o financiamento é feito pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Apesar de o Brasil ser o terceiro maior importador mundial de azeite de oliva, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia, a produção local ainda é incipiente.
Em 2022, a produção alcançou 503 toneladas, o que representa apenas 0,24% do consumo nacional. O Rio Grande do Sul e a região da Serra da Mantiqueira se destacam com os maiores volumes de produção, beneficiados pelas condições favoráveis de clima e relevo. A qualidade do azeite brasileiro já foi reconhecida com prêmios internacionais conquistados nos últimos anos.