IBGE divulga aumento no IPCA de julho; transportes em destaque – Por Jackson Pereira Jr.

Jackson Pereira Jr., empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.
Por Jackson Pereira Jr., empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (11) os novos números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em julho de 2023, houve uma alta de 0,12%, marcando uma retomada após a deflação de 0,08% em junho.

No cenário acumulado de 2023, o IPCA atinge 2,99%. Observando os últimos 12 meses, o indicador marca 3,99%, ultrapassando os 3,16% do período equivalente anterior. Em contraponto, julho de 2022 apresentou uma queda de -0,68%.

Análise Setorial Mostra Variações Distintas
Dentre os nove grupos de produtos e serviços analisados pelo IBGE, cinco registraram alta. Transportes liderou com uma variação expressiva de 1,50%, representando um impacto de 0,31 pontos percentuais no índice. Por outro lado, Habitação e Alimentação e bebidas apresentaram quedas de -1,01% e -0,46%, respectivamente, com impactos de -0,16 e -0,10 pontos percentuais.

Outros grupos, como Vestuário, apresentaram retração de -0,24%, enquanto Despesas Pessoais aumentou 0,38%. Artigos de residência e Saúde e cuidados pessoais também demonstraram variações, com 0,04% e 0,26% respectivamente.

Detalhando Mais Números:

  • Alimentação e bebidas: De -0,66% em junho para -0,46% em julho.
  • Habitação: Uma mudança de 0,69% em junho para -1,01% em julho.
  • Transportes: Uma reviravolta, indo de -0,41% em junho para 1,50% em julho.

O IPCA é determinado a partir de uma amostra de cerca de 400 itens, representando os gastos familiares brasileiros, incluindo alimentos, bebidas, habitação e outros, selecionados com base em pesquisas de orçamento e consumo familiar.

As variações nos diferentes setores sublinham a importância de uma análise aprofundada para entender o panorama atual e projetar tendências futuras. Apesar das especulações de uma redução de 0,75 p.p., o Comitê de Política Monetária ainda poderá estabilizar o corte de juros em 0,5 p.p. nas futuras reuniões. O Focus, do Banco Central, projeta o IPCA anual em 4,84%. Enquanto isso, o mercado previa um aumento mensal de 0,07% e um crescimento acumulado de 3,16% para 3,93% em 12 meses.

*Opinião – Artigo Por Jackson Pereira Jr.empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado