Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Streaming lidera anúncios em TV aberta no Brasil em 2023

(Foto de cottonbro studio/Pexels)

Mesmo com a ascensão de outras formas de mídia, a televisão aberta mantém sua posição de destaque como o meio de comunicação mais popular no Brasil, além de ser a plataforma que mais arrecada receita com publicidade. Este fenômeno é evidenciado pela tendência de algumas marcas concorrentes utilizarem os intervalos comerciais, uma prática tradicional, para ganhar visibilidade no país.

Uma pesquisa inédita realizada pela plataforma de inteligência de mídia Tunad revela quais marcas dominaram os intervalos comerciais das emissoras em 2023, e são os serviços de streaming que lideram essa incursão publicitária.

O Globoplay, da Globo, garantiu o primeiro lugar nesse ranking, com um total de 37,7 mil inserções, todas elas durante os intervalos da emissora líder de audiência. A marca de sabonetes Dove conquistou o segundo lugar, aparecendo 24,6 mil vezes nas cinco maiores redes de televisão do país: Record, SBT, RedeTV!, Band e, claro, a Globo. O pódio é completado pela operadora de TV paga Sky, que totalizou 24 mil aparições.

Embora tenha alcançado a terceira posição, a Sky não efetuou inserções publicitárias nos intervalos desde junho. A lista das dez primeiras colocações é complementada pelas empresas Claro, Rexona, Viva Sorte, Mercado Livre, Banco do Brasil, Bradesco e Vivo. O monitoramento abrangeu todas as principais emissoras de televisão nas 15 principais metrópoles do Brasil, cujas audiências são medidas pelo Kantar Ibope.

A pesquisa da Tunad evidencia o poder da televisão em impulsionar o mundo online. Na TV por assinatura, dentre as dez marcas que mais investiram em anúncios, 40% correspondem a serviços de streaming. A liderança nesse segmento é do Disney+ (44,2 mil inserções), seguido pela operadora Claro (38,1 mil) e a agência de viagens Max Milhas (35,5 mil). O top 10 é composto também pelos streamings Star+ e HBO Max, pela empresa de perfumaria Natura, pela escola de idiomas Open English, pelo Globoplay, pela marca de colchões Emma e pela empresa de apostas Betano.

No que se refere ao valor médio gasto pelas empresas que mais anunciaram nos intervalos durante o primeiro semestre de 2023, constatou-se um total de R$ 67,3 milhões investidos na TV aberta e R$ 18,7 milhões na TV por assinatura.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas