O Índice Zew de Confiança Econômica para a Alemanha apresentou um leve incremento na pesquisa referente a agosto de 2023, atingindo -12,3 pontos, representando um aumento de 2,4 pontos em comparação com os dados de julho. Em contrapartida, a avaliação da situação econômica atual do país teve um cenário menos favorável, com o respectivo indicador caindo 11,8 pontos, chegando a um novo patamar de -71,3 pontos.
No que tange à perspectiva dos especialistas do mercado financeiro acerca do desenvolvimento econômico da zona do euro, houve um progresso em agosto. O índice situou-se em -5,5 pontos, uma ascensão de 6,7 pontos em relação ao mês anterior. Quanto à situação na zona do euro, o indicador subiu 2,4 pontos, alcançando a marca de -42,0 pontos. Achim Wambach, presidente do Zew, destacou que o indicador alemão reflete uma expectativa de uma recuperação moderada da conjuntura econômica até o final do ano.
Contudo, Wambach ressaltou que essas otimistas expectativas devem ser contextualizadas diante de uma avaliação consideravelmente desfavorável da situação econômica atual. É importante mencionar que, de modo geral, os respondentes não preveem um aumento nas taxas de juros nem na zona do euro nem nos Estados Unidos. Além disso, as perspectivas econômicas para os EUA tiveram um aumento significativo. Todos esses elementos contribuem para a melhoria das projeções em relação à Alemanha.