Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

USP: 11 disciplinas canceladas por falta de professores

Falta de professores na ECA USP leva ao cancelamento de 11 disciplinas do curso de Artes Visuais neste semestre. Saiba mais sobre o cenário atual.
São Paulo (SP) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) (Foto: Divulgação)

O curso de Artes Visuais na USP enfrenta cancelamento de 11 disciplinas neste semestre devido à escassez de professores na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Apesar de haver previsão inicial para o cancelamento de cinco, a universidade anunciou a suspensão de mais seis apenas uma semana antes do início das aulas.

O motivo principal do cancelamento, conforme divulgado pela Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), foi a não renovação do contrato de três professores temporários e a ausência de docentes aptos a preencher as vagas.

Por esta razão, estudantes de artes visuais e de outros departamentos da ECA, bem como de outras unidades da USP, organizaram uma manifestação no dia 9 de agosto. Durante o protesto, foi divulgada uma carta aberta que destacava a relevância do curso de Artes Visuais, um dos mais buscados na USP, além de seu significado histórico para as artes no Brasil.

De acordo com a carta, a ausência de contratação de docentes prejudica não apenas o desenvolvimento de talentos emergentes, mas também o renome da universidade. Essa situação pode comprometer parcerias, projetos e até mesmo a qualidade do ensino oferecido.

João Musa, coordenador do curso, reconhece o desafio. Ele esclarece que há critérios para a contratação de professores que influenciam diretamente nesta deficiência de pessoal docente. A Adusp também revela que a situação observada na ECA se repete em outras unidades, refletindo uma política de redução de contratações nos últimos anos.

Michele Schultz, presidente da associação dos docentes, reforça que a universidade enfrenta um déficit significativo em seu corpo docente. Ela menciona que as futuras contratações, embora prometidas, não serão suficientes para cobrir o déficit existente e as saídas previstas.

Em resposta à Agência Brasil, a reitoria da USP declarou que já disponibilizou vagas para a reposição dos docentes de acordo com a demanda das unidades e que caberá a cada unidade realizar os processos seletivos necessários.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas