Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

USP: 11 disciplinas canceladas por falta de professores

São Paulo (SP) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) (Foto: Divulgação)

O curso de Artes Visuais na USP enfrenta cancelamento de 11 disciplinas neste semestre devido à escassez de professores na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Apesar de haver previsão inicial para o cancelamento de cinco, a universidade anunciou a suspensão de mais seis apenas uma semana antes do início das aulas.

O motivo principal do cancelamento, conforme divulgado pela Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), foi a não renovação do contrato de três professores temporários e a ausência de docentes aptos a preencher as vagas.

Por esta razão, estudantes de artes visuais e de outros departamentos da ECA, bem como de outras unidades da USP, organizaram uma manifestação no dia 9 de agosto. Durante o protesto, foi divulgada uma carta aberta que destacava a relevância do curso de Artes Visuais, um dos mais buscados na USP, além de seu significado histórico para as artes no Brasil.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

De acordo com a carta, a ausência de contratação de docentes prejudica não apenas o desenvolvimento de talentos emergentes, mas também o renome da universidade. Essa situação pode comprometer parcerias, projetos e até mesmo a qualidade do ensino oferecido.

João Musa, coordenador do curso, reconhece o desafio. Ele esclarece que há critérios para a contratação de professores que influenciam diretamente nesta deficiência de pessoal docente. A Adusp também revela que a situação observada na ECA se repete em outras unidades, refletindo uma política de redução de contratações nos últimos anos.

Michele Schultz, presidente da associação dos docentes, reforça que a universidade enfrenta um déficit significativo em seu corpo docente. Ela menciona que as futuras contratações, embora prometidas, não serão suficientes para cobrir o déficit existente e as saídas previstas.

Em resposta à Agência Brasil, a reitoria da USP declarou que já disponibilizou vagas para a reposição dos docentes de acordo com a demanda das unidades e que caberá a cada unidade realizar os processos seletivos necessários.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado