Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Alemanha supera recessão técnica no 2º trimestre de 2023

(Foto: Ingo Joseph/Pexels)

Após duas quedas consecutivas, Alemanha entrou em recessão técnica no 4º trimestre de 2022 (-0,4%) e no primeiro trimestre de 2023 (-0,1%, após revisão). No entanto, O Produto Interno Bruto (PIB) do país permaneceu estável no período de abril a junho, registrando 0,0% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Apesar da estabilidade trimestral, o desempenho anual do PIB ainda revelou uma queda de 0,2% após ajustes de preços e calendário.

Os resultados trimestrais confirmaram a prévia do PIB divulgada em julho (0,0%), mas ficaram ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas, que previam um aumento de 0,1%. No entanto, as estimativas anuais coincidiram com a divulgação preliminar e as projeções do mercado.

Publicidade

A formação bruta de capital fixo (FBCF), um indicador de investimento, também cresceu ligeiramente no segundo trimestre de 2023. A FBCF em máquinas e equipamentos subiu 0,6%, e a do setor de construção avançou 0,2%, segundo dados ajustados.

Enquanto as exportações totais de bens e serviços diminuíram 1,1% em relação ao trimestre anterior, as importações permaneceram inalteradas (0,0%).

O desempenho econômico mostrou crescimento na indústria (0,1%) e na construção (0,2%) no comparativo trimestral. Por outro lado, setores como comércio, transporte, alojamento, alimentação (-1,4%), atividades financeiras e seguros (-2,1%), e serviços públicos, educação, saúde (-0,8%) tiveram queda.

O valor acrescentado bruto aumentou 1,1% no setor de informação e comunicação em relação ao primeiro trimestre de 2023. Apesar disso, o país se manteve estável em serviços às empresas (0,0%) e outros serviços (0,0%),

A produtividade global do trabalho, calculada pelo PIB ajustado ao preço por hora trabalhada, caiu 1,4% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a produtividade do trabalho por pessoa empregada também registrou queda de 1,4% em relação ao segundo trimestre de 2022.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado