A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter e que pertence ao bilionário Elon Musk, está passando por transformações em sua política de privacidade. Com essas mudanças a plataforma pode estar se reinventando como um concorrente do LinkedIn.
Uma das alterações é a maneira como a plataforma agora trata o histórico de emprego e educação de seus usuários. Em vez de simplesmente registrá-los como informações, a plataforma agora os considera interesses e outros detalhes relevantes. A motivação por trás disso é fornecer recomendações de empregos e facilitar a conexão entre empregadores e candidatos.
A plataforma explica: “Podemos coletar e usar suas informações pessoais (como seu histórico de emprego, histórico educacional, preferências de emprego, competências e habilidades, atividade de procura de emprego e envolvimento, e assim por diante) para recomendar empregos em potencial para você, compartilhar com potenciais empregadores quando você se candidatar a um emprego, permitir que os empregadores encontrem potenciais candidatos e mostrar publicidade mais relevante.”
Além disso, a política de privacidade agora contempla a coleta e uso de “informações biométricas”, desde que com o consentimento do usuário. Embora não detalhe exatamente que tipo de informações biométricas serão coletadas, a plataforma menciona que essa coleta se destina a fins de segurança, proteção e identificação.
Essas mudanças na política de privacidade surgem em um contexto em que a X Corp., a empresa controladora da plataforma X, enfrenta uma ação coletiva iniciada em julho. A ação alega que a coleta de dados pela empresa viola a Lei de Privacidade de Informações Biométricas de Illinois, nos Estados Unidos. Portanto, além de considerações técnicas, a plataforma também está lidando com implicações legais à medida que avança em sua evolução.
Desde que foi adquirido por Elon Musk o X, já passou por diversas transformações. A mais recente alteração tinha sido em seu nome. A mudança aconteceu porque o empresário pretendia alinhar a rede social com as marcas de suas outras empresas, todas as quais têm o “X” incorporado em seus nomes e produtos.