O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as irregularidades nos balanços financeiros das Americanas, deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos), anunciou o cancelamento das sessões desta semana destinadas à votação do relatório final do deputado Carlos Chiodini (MDB). Uma nova sessão foi agendada para a próxima terça-feira (26).
O relatório de Chiodini não inclui o indiciamento dos acionistas de referência da empresa, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. No entanto, nesta terça-feira(19), deputados de diferentes partidos, incluindo PT, Psol e PL, uniram forças para pedir o indiciamento dos acionistas, o que resultou no adiamento das sessões desta semana.
Segundo Ribeiro, o relator recebeu sugestões para fazer alterações no parecer final. O presidente da CPI esclareceu que a votação não estava originalmente agendada para esta semana, e a intenção do relator era apenas discutir o relatório.
A nova data escolhida para a votação é a mesma em que o colegiado encerrará suas atividades.
Em janeiro deste ano, as Americanas revelaram inconsistências financeiras de R$ 20 bilhões, além de uma dívida de R$ 43 bilhões, levando a empresa a entrar em recuperação judicial. O caso suscitou suspeitas de fraude e está sob investigação judicial.
A CPI das Americanas foi instalada em maio e ouviu ex-diretores da varejista, advogados envolvidos na recuperação judicial da empresa e autoridades que acompanham as investigações.