Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Goldman Sachs levanta mais de 15 bi para private equity

(Foto: Divulgação)

A divisão de gestão de ativos do Goldman Sachs anunciou nesta quarta-feira (20) o encerramento bem-sucedido de dois fundos, gerando mais de 15 bilhões de dólares para investimentos em private equity existentes.

O fundo “Vintage IX”, gerido pelo Goldman Sachs Asset Management, superou as expectativas ao angariar 14,2 bilhões de dólares, ultrapassando a meta inicial de 12 bilhões. A captação envolveu investidores institucionais, clientes de alto patrimônio e colaboradores do banco, conforme comunicado da instituição.

Paralelamente, o Vintage Infrastructure Partners levantou cerca de 1 bilhão de dólares em captação separada.

Publicidade

Harold Hope, chefe global de fundos secundários da Goldman Sachs Asset Management, explicou à Reuters: “O que fazemos é fornecer liquidez aos investidores desses fundos, que desejam sair antes do término natural. O fundo vintage recém-criado avaliará seus ativos, negociará e, posteriormente, adquirirá o investimento.”

A área de gestão de ativos do Goldman está também explorando oportunidades de investimento em “veículos de continuação”. Esses negócios permitem que empresas de capital de risco transformem investimentos antigos em novos fundos.

Hope destacou que as empresas de private equity estão enfrentando desafios para angariar novos fundos, dado que muitos investidores já alocaram grande parte de suas carteiras.

“Elas estão adotando uma abordagem cautelosa em relação a novos investimentos e não estão alocando muito capital. Portanto, é por isso que muitas delas estão enfrentando dificuldades para captar fundos”, acrescentou.

De acordo com a S&P Global Market Intelligence, o valor total dos negócios de private equity registrou uma queda de 44%, totalizando 302,7 bilhões de dólares, nos primeiros oito meses de 2023 em comparação com 2022. Este é o menor nível para o período desde 2019.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado