Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Povos do Mar em Jeri: Senac ressalta tradições das comunidades litorâneas

Foto: Divulgação/Senac

Realizado anualmente em Caucaia pelo Sistema Fecomércio, por meio de seus braços sociais, Sesc e Senac, com os objetivos de valorizar os territórios, criar conexões e intercâmbios, além de proporcionar trocas e vivências, o Encontro Sesc Povos do Mar chega para uma expansão em Jericoacoara. Desta quinta-feira, 21, a domingo, 24, o evento – gratuito e aberto ao público – oferece ao Senac uma boa oportunidade de, através da Gastronomia, promover as tradições dessas verdadeiras riquezas imateriais.

Essa ação, de acordo com a consultora de produtos educacionais da área de Gastronomia da instituição, Vanessa Santos, “é importante para manter viva as receitas que, na maioria das vezes, só são repassadas para as próximas gerações através da oralidade”, conta ela. Vanessa acrescenta que a participação do Senac no Povos do Mar consiste em absorver práticas tradicionais alimentares para repassá-las, posteriormente, em sala de aula para os alunos. “Para os alunos, são vivências, observações e troca de informações, um momento extremamente rico”, revela.

Vanessa Santos informa ainda que o Senac está criando um grande acervo de informações que será multiplicado em oficinas de Gastronomia proporcionadas durante o evento. “O conhecimento dos insumos, o jeito de fazer, o processo produtivo tudo isso não está nos livros, e esses mestres trazem isso para a gente”, destaca.

Publicidade

Atrações
Nos quatro dias de evento, o público vai poder conferir uma programação extensa que acontecerá em cinco espaços de Jericoacoara: Praça da cidade, Pesqueira, Conselho Comunitário de Jericoacoara, Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação e na Usina de Reciclagem, além do Núcleo de Arte e Cultura de Jijoca (NAEC).

Dentre as atrações, visitantes e locais vão acompanhar apresentações culturais, socialização de práticas alimentares, vivências artesanais, rodas de saberes, aulas demonstrativas de gastronomia, passeio ecológico, desfiles, além de outras atividades.

O Senac também leva à Praça de Jericoacoara aulas demonstrativas de Gastronomia abertas ao público com chefs reconhecidos, como a cearense Van Régia, proprietária do restaurante Culinária da Van, e o baiano João Diamante, idealizador do projeto social Diamante na Cozinha.

Histórico
O Povos do Mar é realizado há 13 anos, reunindo mais de 200 comunidades litorâneas num grande momento para valorizar pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos e ambientalistas, através de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares. Tendo lugar anualmente em Caucaia, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, o encontro agora chega para uma expansão na praia localizada no município de Jijoca, no litoral oeste cearense.

Serviço:
Circuito Povos Do Mar – Jericoacoara

Data: 21 a 24 de setembro
Acesse a programação completa: https://www.sesc-ce.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Programação-Encontro-Sesc-Povos-do-Mar-Jericoacoara.pdf

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado