Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Consumo de energia no Brasil aumenta em Setembro

Linha de transmissão de energia elétrica.
Foto: Divulgação/Taesa

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou na sexta-feira (22) uma revisão em suas previsões. O resultado foi um aumento significativo no consumo de energia no Brasil em setembro. Segundo o ONS, o aumento é de 5,8% em comparação com setembro de 2022, representando 75,2 mil megawatts médios (MWmed) consumidos a mais.

Temperaturas elevadas pelo Brasil

Essa revisão positiva se deve principalmente à onda de calor que está impactando grande parte do território brasileiro. Com temperaturas elevadas, o uso de equipamentos de refrigeração, como ar-condicionados, tende a aumentar, elevando a demanda por energia elétrica.

Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, observou que essa previsão representa a maior elevação nas projeções mensais de consumo dos últimos meses. Ele destacou que o crescimento da carga está relacionado tanto ao clima mais quente quanto a uma economia mais aquecida. O Sistema Interligado Nacional (SIN) está preparado para lidar com esse aumento na demanda por energia

Publicidade

Essa tendência de aumento na temperatura é atribuída ao fenômeno climático El Niño e às mudanças climáticas, resultado das emissões de gases do efeito estufa. Além disso, o ONS projetou um volume maior de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas do Sul para o mês de setembro, atingindo 127% da média histórica. Houve ligeiros ajustes nas estimativas de chuvas para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Atualmente, o nível dos reservatórios das hidrelétricas está acima de 70% em três dos quatro submercados do sistema elétrico, o que é favorável para a geração de energia hidrelétrica. Isso levou a área técnica do Ministério de Minas e Energia a avaliar que não será necessário adotar o horário de verão em 2023, uma medida implementada no Brasil desde 1985 para economizar energia.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado