A Advanced Micro Devices (AMD) anunciou na terça-feira, 9 de outubro, sua intenção de adquirir a startup de inteligência artificial Nod.ai como parte de seus esforços para aprimorar suas capacidades de software.
Na corrida para competir com a rival Nvidia, a AMD planeja investir pesadamente no software essencial para seus chips de IA avançados. Ao longo de mais de uma década, a Nvidia construiu uma vantagem significativa no mercado de chips de IA.
A AMD se comprometeu a investir na criação de uma coleção unificada de software para impulsionar os vários chips que a empresa produz. Logo, a aquisição da Nod.ai está alinhada com essa estratégia. Nesse sentido, sua tecnologia permite que empresas implantem modelos de IA ajustados para os chips da AMD de maneira mais fácil. A Nod.ai oferece sua tecnologia para grandes operadores de data centers, entre outros clientes.
A AMD não divulgou os termos do acordo. A Nod.ai, com sede em Santa Clara, Califórnia, já havia arrecadado cerca de US$ 36,5 milhões, de acordo com dados da PitchBook.
No início deste ano, a AMD criou o grupo de IA que abrigará a aquisição da Nod.ai. O grupo emprega cerca de 1.500 engenheiros, a grande maioria deles focados em software, e a AMD planeja continuar expandindo a equipe com a contratação de mais 300 profissionais este ano e mais no ano de 2024. Sendo assim, essa aquisição representa a segunda da empresa nos últimos meses.