O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou uma solução para as MPMEs que desejam renegociar suas dívidas. Nomeado de BNDES Refin, este mecanismo foca em operações indiretas automáticas, onde o acesso aos recursos do BNDES é feito via agentes financeiros credenciados.
Há mais de 70 instituições, incluindo bancos comerciais e cooperativas de crédito, que fazem parte desta rede de agentes financeiros credenciados. É relevante destacar que as MPMEs representam mais de 90% dessas operações.
Alexandre Abreu, diretor Financeiro e de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, mencionou a importância deste mecanismo para ajustar as finanças das empresas. Ele aponta que o BNDES Refin surge como alívio após períodos de altas taxas de juros.
Empresas interessadas podem buscar a renegociação via Refin para obter suspensão completa de pagamentos por até seis meses. Além disso, é possível estender o prazo dos financiamentos em até 12 meses.
Para se habilitar ao Refin, as empresas devem ter operações vinculadas a custos financeiros em Taxa de Longo Prazo (TLP), Selic ou Taxa Fixa do BNDES (TFB).