A satisfação de turistas no Rio alcançou uma alta nota recentemente. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro (IFec RJ), o período de 16 a 22 de agosto viu uma média de nota 9,3 por parte dos visitantes.
A pesquisa abordou 855 turistas nos renomados pontos turísticos Pão de Açúcar e Corcovado. Notavelmente, 55,4% estavam explorando o Rio pela primeira vez, enquanto 44,6% já haviam visitado antes.
João Gomes, diretor executivo do IFec RJ, destacou o valor positivo da avaliação para o estado e a cidade do Rio. Ele observou que a capital não é o único atrativo, e muitos turistas se aventuraram por outras regiões do estado, reforçando a importância do turismo regional.
O estudo apontou que 66,8% dos turistas são brasileiros, sendo a maioria de São Paulo. Quanto aos visitantes estrangeiros, chilenos lideraram a lista.
Surpreendentemente, 86,2% dos entrevistados estavam no Rio para lazer e férias. A maioria dos turistas (98,5%) optou por se hospedar na cidade, com uma estadia média de seis dias. O alojamento variou entre hotéis, aluguel por plataformas digitais e casas de familiares ou amigos.
Além da capital, outros destinos populares no estado incluíram Búzios, Arraial do Cabo e Angra dos Reis. Lazer e férias também motivaram a visita a estas cidades para a grande maioria.