Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

STF retoma julgamento de ação trabalhista bilionária da Petrobras

Supremo julga ação trabalhista da Petrobras envolvendo RMNR. Impacto financeiro de R$ 47 bi em foco.
Petrobras informa alterações nos dividendos e JCP por ação devido a recompra de ações. Conheça os valores e datas de pagamento.
Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na sexta-feira (03/11) o julgamento crucial de uma ação trabalhista bilionária envolvendo a Petrobras. O processo gira em torno do pagamento da Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) aos funcionários da estatal, com um impacto financeiro estimado em R$ 47 bilhões, segundo a companhia.

Após várias interrupções devido a pedidos de vista, o caso voltou a ser analisado no plenário virtual da Primeira Turma do Supremo. Até agora, prevalece o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, com um placar de 3 votos a 1 contra os empregados da estatal.

Em 2021, o ministro atendeu ao pedido da Petrobras para suspender a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconhecia o acréscimo de adicionais ao pagamento da RMNR, como periculosidade, noturno e confinamento.

Sindicatos da categoria argumentam que o modelo serve para distinguir os funcionários que desempenham serviços administrativos daqueles que trabalham em refinarias ou estão embarcados em plataformas de petróleo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas