Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Acesso à internet no Brasil: crescimento significativo em 2023

(Foto: Ulrick Trappschuh/Pexels)

O acesso à internet nos domicílios brasileiros registrou um notável crescimento, passando de 51% em 2015 para 84% em 2023, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2023. Este avanço reflete uma inclusão digital crescente, com um papel significativo das classes mais baixas.

A pesquisa, conduzida pelo Cetic.br, abrangeu cerca de 24 mil domicílios e mais de 21 mil indivíduos. Estes dados ressaltam a expansão da conectividade, especialmente nas classes C e D/E, que viram um aumento de 56% para 91% e de 16% para 67%, respectivamente.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

Surpreendentemente, houve uma leve queda na classe A, de 99% para 98%, enquanto a classe B se alinhou com a A, chegando a 98%. Essa mudança sugere uma democratização do acesso à internet no Brasil.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Entretanto, a pesquisa aponta uma desigualdade na qualidade da conexão. As classes mais baixas enfrentam conexões mais lentas, com a classe D/E liderando o compartilhamento de internet com vizinhos. Além disso, a posse de computadores é significativamente menor nas classes C e D/E, com 42% e 11%, respectivamente.

No aspecto demográfico, 84% da população brasileira são usuários de internet, totalizando 156 milhões de pessoas. Este número aumenta para 164 milhões quando incluídos aqueles que usam aplicativos móveis que requerem conexão. O perfil dos usuários varia, com predominância nas áreas urbanas, mulheres, pessoas brancas, com ensino superior, jovens de 16 a 24 anos e pertencentes à classe A.

A pesquisa também revelou que ainda existem 29 milhões de não usuários, concentrados principalmente nas classes D/E, com idade superior a 60 anos, baixa escolaridade e residentes no Nordeste e Sudeste.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado