Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Mercado financeiro dividido: visões sobre a Reforma Tributária

Foto: Freepik

Na mais recente edição da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro” da Genial/Quaest, gestores de bancos e corretoras do Rio de Janeiro e de São Paulo expressaram suas opiniões sobre a versão aprovada pelos senadores para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2019) que trata da reforma tributária sobre o consumo. Segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados consideram que as alterações feitas pelo Senado pioraram o projeto, enquanto 27% acreditam que o texto foi aprimorado. Em relação ao sistema atual, 74% acreditam que o novo modelo representa uma melhora. Dessa forma, resultando em uma nota média de 5,3 numa escala de 0 a 10.

No lado positivo, 50% dos entrevistados destacaram a simplificação e maior transparência tributária, seguidas pela possível diminuição da guerra fiscal entre os Estados (26%). Além disso, a desoneração do setor industrial (15%). Entre os pontos negativos, a falta de clareza sobre algumas escolhas tributárias foi o mais indicado (63%). Em seguida, um possível aumento da carga tributária do setor de serviços (16%). A pesquisa também capturou as expectativas dos agentes do mercado financeiro. Nesse sentido, mostrou que 68% acreditam que a Câmara concluirá a votação da matéria, abrindo a possibilidade de promulgação pelo Congresso Nacional ainda em 2023.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição em dois turnos. Contudo, devido a modificações entre as casas, a PEC precisa ser reavaliada pela Câmara.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 100 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão de fundos de investimentos, revelando divergências e expectativas sobre os próximos passos da reforma tributária.

Participe dos nossos canais e Receba as últimas Notícias! Esteja sempre atualizado! Basta acessar: WhatsApp e Telegram!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado