Na 2ª edição, concurso Jovens Criadores volta a abrir espaço para novos talentos da moda

(Foto: Crédito Jr. Panela/SENAC-CE)

O concurso Jovens Criadores Senac destaca jovens talentos da moda, promovendo criatividade e sustentabilidade na indústria. A 2ª edição do concurso abriu espaço para novos nomes do design de moda, com foco em temáticas contemporâneas como consumo consciente.

A revista internacional Elle indicou, em sua edição de novembro, cinco marcas brasileiras de moda que podem vir a se destacar muito em breve. Entre elas estava a Caiio, originária do Sertão Central do Ceará e fundada por Caio Nascimento, vencedor da 1ª edição do concurso Jovens Criadores Senac, realizada em 2022.

O concurso, promovido pelo Senac Ceará, visa impulsionar a criatividade e a inserção de jovens no mercado de Moda, Design e Gastronomia. Durante a última edição da CasaCor Ceará, o Senac lançou o edital do Jovens Criadores Design, oferecendo oportunidades a 20 jovens em situação de vulnerabilidade. Eles e elas receberão bolsas para o curso Técnico em Design de Interiores e participarão do planejamento da próxima mostra.

“O objetivo é identificar e treinar esses jovens talentos, dando maior visibilidade para a cena criativa do Estado através de ações que gerem contato com novas iniciativas do mercado”, comenta a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra.

Respeito às individualidades

Com a criação de um concurso anual que aborda temas da contemporaneidade, o Senac Ceará objetiva promover a criatividade dos participantes, fomentar a cultura, estimular e descobrir novos talentos na área da Moda por meio das atividades educacionais. É o que aponta o consultor Eduardo Motta. “O concurso não delimita o formato da proposta do e da participante. Deixa para ele ou ela a decisão de como apresentá-la. Dá mais trabalho para o grupo encarregado da pré-seleção, mas é uma maneira de respeitar as individualidades. Além disso, o formato é tão original quanto as demais etapas”, frisa.

As inscrições para o Jovens Criadores Senac ocorrem de forma on-line e são gratuitas. Após a seleção de suas propostas, os finalistas defendem seus projetos diante de um júri, visando à comercialização de suas produções e ao fortalecimento do setor de moda no Ceará.

O vencedor de 2022, Caio Nascimento, recebeu prêmio em dinheiro e mentoria, resultando na coleção “As Ruas do Brasil” e no rebranding de sua marca para Caiio. O estilista, formado pelo Senac Ceará, valoriza o artesanato do Sertão Central, aproximando-se de fornecedores locais e criando peças de streetwear contemporâneo.

Já a 2ª edição do concurso, focada na conexão da moda com consumo consciente e sustentável e sob o tema “Da tradição à economia criativa: a moda conectada com o consumo consciente e sustentável”, teve como vencedora a publicitária e designer Sarah Veloso. Sua coleção, baseada em upcycling e inspirada nas redes dos povos originários, será desenvolvida com apoio de mentores e apresentada em 2024.

Talentos da moda em ação
O concurso Jovens Criadores destaca a criatividade, o regionalismo e a sustentabilidade, fortalecendo a cultura cearense. A consultora de produtos educacionais do Senac Ceará, Daniele Caldas, destaca o compromisso da instituição em fomentar novos talentos e negócios de moda, reforçando a força do design cearense. “Além de revelar grandes talentos da moda em nosso estado, o Senac Ceará deseja fomentar o surgimento de novas marcas e negócios de moda. Acreditamos na força do design de moda cearense, apoiamos o empreendedorismo para o setor de comércio e serviços de moda e, por isso, desenvolvemos ações ao longo de todo o ano com o objetivo de fortalecer esse setor”, destaca ela.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado