Publicidade

COP28 em Dubai: foco na indústria e mudanças climáticas

Brasil Marca Presença com Delegação Empresarial

(Foto: COP28/Divulgação)
(Foto: COP28/Divulgação)
(Foto: COP28/Divulgação)
(Foto: COP28/Divulgação)

Nesta quinta-feira (30/11), teve início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, conhecida como COP28. Este importante evento global, que ocorre anualmente, está sendo realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A COP28 reúne representantes de diversos países para discutir as mudanças climáticas e buscar soluções para os desafios ambientais enfrentados pelo planeta.

A conferência é uma continuação dos esforços da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que teve sua primeira reunião, a COP1, em Berlim em 1995, e momentos significativos como a criação do Protocolo de Kyoto durante a COP3 no Japão em 1997. Este ano, a COP28 se concentra em estratégias para a descarbonização da economia, implementação do mercado global de carbono, definição de metas globais de adaptação climática e medidas de financiamento climático.

A indústria brasileira está fortemente representada na COP28, liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mais de cem empresários brasileiros estão presentes, um recorde para a delegação do país. Um destaque nesta edição é a presença da CNI na “Blue Zone”, área dedicada às negociações entre iniciativa privada e agentes governamentais.

Ricardo Alban, presidente da CNI, vê a COP28 como uma oportunidade crucial para demonstrar ao mundo as ações assertivas e bem-sucedidas da indústria brasileira na promoção do desenvolvimento sustentável e adaptação às mudanças climáticas. Segundo Alban, a indústria brasileira tem adotado medidas eficazes há tempos, cujos resultados positivos serão apresentados no evento.