Energias renováveis: desafio global e metas excedidas

(Foto:Narcisa Akito/Pexels)

De acordo com análise da Ember, muitos países estão ultrapassando metas de energias renováveis. Espera-se uma capacidade global de 7,3 terawatts (TW) até 2030, mas o crescimento já supera planejamentos governamentais.

O relatório analisa 57 países e a UE, representando 90% das emissões do setor. Energia solar e eólica impulsionarão mais de 75% dessa capacidade. Em 2023, o mundo poderia duplicar a capacidade mantendo o ritmo atual.

O estudo revela que 22 países já estão em vias de superar metas de 2030, incluindo o Brasil. Portugal, recentemente, alcançou dias consecutivos de uso exclusivo de energias renováveis.

Para cumprir objetivos, o presidente da COP28 pede um acordo global. Alguns países, como a Índia, planejam triplicar a capacidade renovável. Doze países têm metas além do objetivo global de 40% até 2030.

A Ember destaca a necessidade de intensificar metas em países como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Emirados Árabes, já próximos de superar suas metas e grandes emissores per capita.

“Triplicar a capacidade de renováveis é a maior ação climática desta década”, diz Katye Altieri, analista global da Ember. O mundo enfrenta o desafio de atualizar e acompanhar a rápida expansão das energias renováveis.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado