Brasil registra crescimento em novos CNPJs

Comércio
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O mês de agosto trouxe um cenário positivo para o empreendedorismo brasileiro, conforme revelado somente agora pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. No total, 367.339 novos CNPJs foram registrados, um leve aumento de 0,4% em comparação ao mesmo período de 2022. Esta média se traduz em aproximadamente 16 novos empreendimentos por dia útil.

O dado reflete o crescimento já obtido no primeiro quadrimestre, no Brasil.

A distribuição regional dos novos CNPJs mostra que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. Este fenômeno reflete uma tendência positiva nessas áreas.

O setor de serviços se destacou como a principal escolha para novos negócios, superando comércio e indústria. Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, aponta que este fenômeno é parte de uma tendência mais ampla de busca por flexibilidade, independência e realização pessoal.

Dentre os novos registros, os microempreendedores individuais (MEIs) foram predominantes, totalizando 271.531. Eles são seguidos pelas sociedades limitadas e empresas individuais, que também mostraram números significativos.

São Paulo se destacou no cenário nacional, com a abertura de 110.212 novos CNPJs, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

A metodologia empregada para este levantamento envolveu a análise das empresas registradas nas juntas comerciais de todas as unidades federativas, além dos CNPJs consultados pela primeira vez na base de dados da Serasa Experian.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado