Pesquisar
Close this search box.

Colorado veta Trump: fora das primárias de 2024 por ligação ao ataque ao Capitólio

Tribunal de Colorado veta Trump nas primárias de 2024 por envolvimento no ataque ao Capitólio.
(Foto: Isac Nóbrega/PR)

Um tribunal de Colorado decidiu nesta terça-feira (19) que o ex-presidente Donald Trump não poderá participar das primárias eleitorais do estado em 2024. A maioria do tribunal fundamentou a decisão na 3ª seção da 14ª Emenda da Constituição dos EUA. A corte considerou Trump inelegível para ocupar o cargo de presidente.

A Suprema Corte do Colorado suspendeu a decisão, aguardando recurso até 4 de janeiro. A medida foi tomada após um grupo de eleitores contestar uma decisão anterior que permitia uma nova candidatura de Trump, apesar de seu envolvimento claro no ataque ao Capitólio em 2021.

A interpretação da 14ª Emenda da Constituição dos EUA, que proíbe alguém de ocupar “qualquer cargo… nos Estados Unidos” após envolvimento em insurreição, foi crucial para essa decisão. A medida visa aqueles que, após juramento como “oficial dos Estados Unidos”, se envolveram em ações contra a Constituição.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado