Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Reforma Tributária e JCP: bancos podem ter menor prejuízo

Alterações em JCP Preocupam Investidores, Impacto Menor Esperado

Ibovespa hoje
Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou mudanças significativas nas regras de tributação para Juros sobre Capital Próprio (JCP), com foco nas subvenções fiscais. A medida, que terá efeito a partir de 1º de janeiro de 2024, limita o cálculo dos JCP ao capital social efetivamente aportado na empresa.

Uma pesquisa conduzida pelo Bank of America (BofA) com 31 gestoras de fundos da América Latina, gerenciando cerca de R$ 72 bilhões, revelou uma visão otimista. Cerca de 68% dos entrevistados acreditam que o impacto dessa reforma tributária nos lucros dos bancos será “pequeno”, com menos de 10% de redução.

Além disso, 61% dos gestores preveem que o impacto será similar em outros setores, não apenas no financeiro. Em contrapartida, o setor de consumo discricionário pode ser mais afetado, com 35% dos entrevistados antecipando impactos negativos.

Publicidade

Essas mudanças também afetam as valuações atuais dos bancos. Segundo 58% dos participantes, os efeitos já estão refletidos nos preços atuais das ações.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado