Investidores sul-coreanos encontraram uma joia escondida no mercado de ações em 2023. As ações da Ecopro, fabricante de baterias, dispararam incríveis 572% no ano, superando até mesmo gigantes como Nvidia. A frenética busca por “ações temáticas” na Coreia do Sul resultou em volatilidade e medidas regulatórias.
A valorização da Ecopro é impulsionada por investidores de varejo sul-coreanos, que desempenham um papel dominante no mercado acionário do país. As ações relacionadas a veículos elétricos estão em alta, beneficiando empresas fornecedoras de componentes para a produção automotiva. A subsidiária a Ecopro BM Co., registrou um aumento de 227%, tornando-se a maior empresa de tecnologia da Kosdaq, bolsa de valores secundária na Coreia do Sul.
A valorização da Ecopro no mercado de ações, mesmo após uma queda desde julho, a coloca como a líder no índice mundial da Bloomberg. A performance da empresa superou a Nvidia, que experimentou um aumento de 229% no valor das ações este ano. Enquanto a Nvidia é uma potência no mercado de unidades de processamento gráfico (GPUs), a Ecopro, avaliada em 19,4 trilhões de won sul-coreanos (R$ 75 bilhões), revela-se como uma aposta surpreendente.
Apesar do sucesso, há preocupações sobre a rapidez do crescimento, com comentaristas alertando que as apostas podem resultar em ganhos significativos, mas também em perdas substanciais. Por outro lado, o fundador, Lee Dong-chae, vê sua fortuna ascender rapidamente enquanto cumpre sentença de dois anos por insider trading.
Fundada em 1998, a ECOPROHN se concentrou no desenvolvimento de materiais e peças ecológicos relacionados ao controle da poluição do ar. A empresa se destaca na produção localizada de materiais para células secundárias. Desde sua divisão em 2016, a ECOPRO BM lidera avanços em filtros químicos e equipamentos de redução de gases de efeito estufa.