Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Recuperação econômica: desafios para bares e restaurantes

Recuperação econômica: desafios para bares e restaurantes
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Recentes dados da pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicam que o setor está em processo de recuperação, mas ainda enfrenta desafios significativos para operar com lucro. Apesar do aumento no número de empresas operando no azul, a maioria continua lidando com problemas como dívidas acumuladas e empréstimos a pagar. A pesquisa ouviu 1.647 empreendedores de todo o Brasil entre os dias 20 e 27 de dezembro.

Em novembro, 23% das empresas estavam operando no prejuízo, mantendo-se estáveis em relação a outubro. Outras 34% ficaram em equilíbrio. Ou seja, a maioria (57%) ainda enfrenta dificuldades para trabalhar com lucro. No entanto, 43% conseguiram operar com margem positiva, representando um aumento de 7% em relação ao mês anterior.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, destaca que o ano encerra com números positivos, mas muitas empresas permanecem endividadas. “O ano termina com um resgate do faturamento, mas com muitas empresas ainda endividadas, com impostos em atraso e tendo de pagar os empréstimos tomados na pandemia. Isso faz com que a maioria não tenha tido lucro em novembro”, explica.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Com a chegada das festas de ano novo, a expectativa é de um aumento no faturamento para bares e restaurantes. O réveillon, especialmente no Rio de Janeiro, promete aquecer o setor, impulsionando as vendas em até 40%, de acordo com a Abrasel. Em cidades litorâneas como Recife (PE) e Fortaleza (CE), as projeções também são otimistas, indicando crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior.

O cenário promissor para as festividades de fim de ano sugere uma possível recuperação econômica no setor, mas os desafios financeiros persistem para muitos estabelecimentos.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado