Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Energia eólica impulsiona geração recorde em 2023

Crescimento recorde de 10.324,2 MW na geração de energia no Brasil, liderado por eólica e solar em 2023.
Energia eólica impulsiona geração recorde em 2023
(Foto: Anna Jiménez Calaf/Unsplash)

A geração de energia elétrica no Brasil alcançou um marco significativo em 2023, com um aumento de 10.324,2 MW, graças principalmente à energia eólica e solar. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), este avanço é o maior desde 2016.

A energia eólica foi a grande protagonista, com a inauguração de 140 unidades e um acréscimo de 4.919 MW. Em seguida, a energia solar também aumentou sua geração em 4.070,9 MW. Além dessas, contribuíram 33 termelétricas, 11 pequenas centrais hidrelétricas e três novas centrais geradoras hidrelétricas.

Ao todo, 291 empreendimentos de energia foram ativados em 19 estados. A Bahia, o Rio Grande do Norte e Minas Gerais foram os estados com maior acréscimo.

Consolidada no Brasil, a geração de energia eólica deverá ter um novo panorama com a tecnologia de hidrogênio verde. Em entrevista à Forbes, a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum, destaca esse avanço significativo: “Chegamos a um estado de consolidação da energia eólica. Entraríamos, agora, em uma curva normal de produção. Mas o hidrogênio verde vai trazer um ponto de inflexão para aumentar a demanda”. A eletrólise, processo usado na fabricação do hidrogênio verde, ainda está em estágio inicial, mas promete ser um diferencial no setor energético nos próximos anos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas