Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Energia eólica impulsiona geração recorde em 2023

Energia eólica impulsiona geração recorde em 2023
(Foto: Anna Jiménez Calaf/Unsplash)

A geração de energia elétrica no Brasil alcançou um marco significativo em 2023, com um aumento de 10.324,2 MW, graças principalmente à energia eólica e solar. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), este avanço é o maior desde 2016.

A energia eólica foi a grande protagonista, com a inauguração de 140 unidades e um acréscimo de 4.919 MW. Em seguida, a energia solar também aumentou sua geração em 4.070,9 MW. Além dessas, contribuíram 33 termelétricas, 11 pequenas centrais hidrelétricas e três novas centrais geradoras hidrelétricas.

Ao todo, 291 empreendimentos de energia foram ativados em 19 estados. A Bahia, o Rio Grande do Norte e Minas Gerais foram os estados com maior acréscimo.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Consolidada no Brasil, a geração de energia eólica deverá ter um novo panorama com a tecnologia de hidrogênio verde. Em entrevista à Forbes, a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum, destaca esse avanço significativo: “Chegamos a um estado de consolidação da energia eólica. Entraríamos, agora, em uma curva normal de produção. Mas o hidrogênio verde vai trazer um ponto de inflexão para aumentar a demanda”. A eletrólise, processo usado na fabricação do hidrogênio verde, ainda está em estágio inicial, mas promete ser um diferencial no setor energético nos próximos anos.

Participe dos nossos canais e Receba as últimas Notícias! Esteja sempre atualizado! Basta acessar: WhatsApp e Telegram!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado