Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Expectativas de cortes nos juros dos EUA são reajustadas

Copom decide sobre taxa de juros em contexto estável
(Foto: Nicholas Cappello/Unsplash)

A ata divulgada pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), com um tom mais severo do que as declarações anteriores de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, reajustou as expectativas do mercado em relação aos cortes nos juros nos EUA Inicialmente, muitos esperavam uma redução já em março, com 72,8% dos investidores prevendo um corte de 0,25 ponto percentual. Contudo, após a publicação da ata, essa probabilidade caiu para 64,7%, refletindo um impacto imediato nas bolsas de valores e nos futuros de Wall Street.

A taxa de juros nos Estados Unidos, atualmente entre 5,25% e 5%, permanece inalterada, e a inflação é descrita como moderada. Mesmo assim, a indefinição quanto à data dos cortes continua, causando incerteza no mercado. A ferramenta CME FedWatch mostra uma leve recuperação nas expectativas, subindo para 67,3%.

Os investidores também estão atentos a outros indicadores econômicos globais, como o PMI Composto e de Serviços em vários países. O mercado também aguarda o relatório de empregos ADP nos Estados Unidos, considerado uma prévia do payroll. Este último é especialmente relevante, pois um número de vagas abertas acima das expectativas de 119 mil pode diminuir as chances de uma redução nos juros já em março.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O Fomc também reconheceu uma desaceleração na atividade econômica após um crescimento forte no terceiro trimestre. Apesar de considerar a possibilidade de uma nova alta nos Fed Funds, o comitê expressou cautela diante das incertezas econômicas.

Lucas Farina, analista econômico da Genial Investimentos, declarou para o Infomoney que a ata trouxe um viés mais “hawkish” (rígido), contrariando as expectativas de cortes de juros no início de 2024, que ele considera exageradas.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado