Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Bolsa Europeia termina em baixa nesta terça-feira

Bolsa união europeia
Imagem: Pexels

Nesta terça-feira, (9), as bolsas europeias fecharam em queda devido à incerteza sobre a capacidade das principais economias da região de alcançarem um pouso suave, que implica controlar a inflação sem prejudicar a atividade econômica. A produção industrial da Alemanha também teve uma inesperada queda de 0,7% em novembro em relação a outubro. Em resposta a esse cenário, o índice DAX de Frankfurt registrou uma queda de 0,17%, encerrando o dia com 16.688,36 pontos, e as ações dos bancos tiveram um desempenho negativo nos negócios alemães.

O início de 2023 tem sido caracterizado por uma correção nos mercados de ações, revertendo o otimismo que prevaleceu no final de 2023. Os investidores estavam ansiosos devido à possibilidade de um relaxamento monetário por parte dos principais bancos centrais globais, como resposta às crescentes incertezas econômicas.

Nesse contexto, o líder do Banco Central Europeu (BCE), Mario Centeno, fez declarações que tiveram um impacto significativo nos mercados. Ele afirmou que os cortes de juros estão mais próximos do que o previsto, enfatizando: “Não precisamos esperar até maio para tomar uma decisão.” Essas palavras podem sugerir uma postura mais agressiva do BCE em relação à política monetária, com o objetivo de estimular a economia da zona do euro.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
Aqui estão as variações nos índices das principais bolsas europeias:
  • Paris: O índice CAC 40 teve uma queda de 0,32%, fechando o dia com 7.426,62 pontos;
  • Londres: O FTSE 100 também recuou 0,13%, atingindo 7.683,96 pontos;
  • Milão: O FTSE MIB registrou uma baixa de 0,53%. Encerrou o dia com 30.408,78 pontos.
Madri:

O Ibex 35 registrando uma das maiores quedas, com uma retração de 1,37%, encerrando o dia em 10.068,90 pontos. O destaque negativo ficou por conta da queda de 27,39% nas ações da Grifols, uma farmacêutica espanhola, após acusações de manipulação de balanços corporativos.

Lisboa:

O PSI 20 anotou uma leve queda de 0,27%, encerrando o dia em 6.461,02 pontos. Logo, é observar que essas cotações são provisórias e espelham a preocupação dos investidores com a volatilidade dos mercados e as incertezas econômicas na Europa.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado