Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Confiança da indústria aumenta em 2024, revela CNI

Confiança da indústria aumenta em 2024, revela CNI
(Foto: José Paulo Lacerda/CNI)

Iniciando 2024, a indústria brasileira demonstra mais otimismo, segundo informações divulgadas hoje (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa realizada pela entidade destaca um aumento significativo no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O número alcançou 53,2 pontos em janeiro, um avanço de 2,2 pontos desde dezembro de 2023.

Esta melhoria na confiança, evidenciada pelo ICEI, é ainda mais notável quando comparada ao início de 2023. Larissa Nocko, economista da CNI, enfatiza os números: “Tipicamente, nos meses de janeiro a confiança registra um patamar mais alto que em relação ao restante do ano, mas vale destacar que o índice começou o ano 4,6 pontos acima de janeiro de 2023”.

A pesquisa, que ouviu 1.271 empresas entre os dias 4 e 10 de janeiro, revela também mudanças nas percepções e expectativas dos empresários. O ICEI é dividido em dois componentes principais: a avaliação das condições atuais e as expectativas para o futuro.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Quanto às condições atuais, houve um avanço de 1,5 ponto, alcançando 48,3 pontos. Apesar de ainda estar abaixo dos 50 pontos, indicando uma percepção geral de piora nos últimos seis meses, há uma melhora na avaliação relativa às próprias empresas dos entrevistados, que superou a marca dos 50 pontos.

Em relação às expectativas futuras, o índice avançou 2,6 pontos, chegando a 55,7 pontos. Este aumento reflete um otimismo maior em relação à economia brasileira e às condições da indústria nos próximos seis meses. Especificamente, a perspectiva sobre a economia do país melhorou, saindo de uma visão pessimista em dezembro de 2023 para uma mais otimista em janeiro de 2024. O índice de expectativas relativo à economia brasileira registrou um salto de 46,3 para 50,1 pontos nesse período.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado