1,3 bilhão de turistas no mundo em 2023

Torre Eiffel - Londres
Torre Eiffel - Londres (Foto: Unsplash)

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou na sexta-feira (18) que o número de turistas internacionais deve ultrapassar, ainda em 2024, os níveis anteriores à pandemia da COVID-19. Então, isso se deve à recuperação do setor turístico na Ásia.

No ano passado, 1,3 bilhão de turistas viajaram para o exterior, um aumento de 44% em relação a 2022, quando foram registrados 900 milhões. O número representa 88% de 2019, antes do impacto da pandemia. O Oriente Médio impulsionou a recuperação em 2023, superando em 22% a quantidade de turista em 2019. Além disso, a Europa, foi principal destino turístico do mundo, alcançando 94% do seu nível pré-pandemia.

Já na Ásia, a recuperação foi mais lenta, atingindo 65% dos níveis de 2019, apesar de fim das restrições sanitárias na China um ano atrás, após três anos de uma política rigorosa de “covid zero”.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, enfatizou a resiliência e previu um aumento no número de turistas em 2024, com a China desempenhando um papel fundamental devido à flexibilização das políticas de visto e ao aumento das viagens de cidadãos chineses pelo mundo.

A turbulência econômica e geopolítica no Oriente Médio, incluindo o conflito entre Israel e o Hamas, pode afetar o setor turístico. Além disso, a inflação, taxas de juros elevadas e preços voláteis do petróleo podem continuar a impactar os custos de transporte e acomodação em 2024.

A recuperação do turismo internacional é um sinal positivo e reflete esforços contínuos para superar desafios da pandemia e das mudanças globais.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado