Brasil e China fortaleceram suas relações bilaterais, nesta sexta-feira (19/01). Os ministros dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, e das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, assinaram um acordo de cooperação para estender a validade dos vistos de passaporte dos cidadãos de ambos os países. Assim, o visto para brasileiros e chineses passa a ter dez anos de validade, o que representa o dobro do prazo anterior.
Durante a visita de Wang Yi ao Brasil, Mauro Vieira o recebeu no Palácio do Itamaraty, onde selaram o acordo. Esta visita não é apenas simbólica, mas também um prelúdio para as comemorações dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Segundo Mauro Vieira, essa iniciativa é um catalisador para as viagens e contatos diretos entre as comunidades empresariais, além de impulsionar o turismo. Essas mudanças abrem novas oportunidades de negócios e intercâmbio cultural.
Uma só China
Por fim, Mauro Vieira anunciou eventos futuros que marcarão o 50º aniversário das relações Brasil-China em 2024. Destaca-se a presença do presidente chinês Xi Jinping na Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, sob a presidência do Brasil.