Relações Brasil-China: chanceler Wang Yi visita Brasil

Relações Brasil-China: chanceler Wang Yi visita Brasil
Mauro Vieira e Wang Yi durante encontro em Nova York, em novembro de 2023 (Foto: Xinhua/Divulgação)

Nesta quinta-feira (18), o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, inicia sua visita ao Brasil. Durante sua estadia, Wang participará de um jantar no Itamaraty, oferecido pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

“Na ocasião, os Chanceleres co-presidirão a IV Reunião do Diálogo Estratégico Global Brasil-China, na qual serão tratados temas bilaterais, multilaterais e regionais, além da presidência brasileira do G20; a reforma da governança global; e a cooperação bilateral em comércio, investimentos e ciência, tecnologia e inovação”, informa a nota oficial do Itamaraty.

Além disso, as conversações devem abordar temas globais e regionais. Entre eles, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a crise no Oriente Médio, incluindo o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas. Essas discussões refletem o papel do Brasil e da China como atores influentes no cenário político internacional.

Há também a expectativa de um encontro entre Wang e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não confirmado oficialmente, mas que poderia ocorrer em Fortaleza. Esta reunião seria um marco nas relações diplomáticas entre os dois países, fortalecendo ainda mais os laços bilaterais.

A visita de Wang Yi acontece em um momento oportuno, refletindo o interesse mútuo em aprofundar as relações bilaterais. Ela também prepara o terreno para uma possível visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, que poderia ocorrer durante a reunião de líderes do G20 no Rio ou antes.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado