Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Xi Jinping mantém governador do banco central da China e ministros de finanças e comércio em seus cargos

Imagem: Freepik

Xi Jinping manteve o governador do banco central da China, Yi Gang, em seu cargo e reteve seus ministros de finanças e comércio, desafiando as expectativas de uma grande reforma no gabinete na reunião parlamentar anual deste ano. As reconduções, que, segundo analistas, acalmarão os mercados nervosos com planos de reforma do setor financeiro, estão entre os cargos anunciados no Congresso Nacional do Povo ontem. Além do governador do banco central, entre os cargos mais importantes estava a nomeação de um associado de Xi, He Lifeng, ex-chefe da agência de planejamento, como vice-premiê. Espera-se que ele assuma a liderança da equipe econômica da China de Liu He, o político formado em Harvard que ajudou a guiar a segunda maior economia do mundo pelos turbilhões dos últimos cinco anos, incluindo a pandemia.

Esta reunião do Congresso Nacional do Povo é vista como uma das mais importantes dos últimos anos, com Xi promovendo reformas nos reguladores e no Ministério da Ciência e Tecnologia. O presidente chinês, que está embarcando em um terceiro mandato sem precedentes de cinco anos, busca reviver o enfraquecimento do crescimento econômico ao mesmo tempo em que se prepara para uma competição mais acirrada com os EUA em tecnologia avançada. Esperava-se que Xi substituísse o chefe do Banco Popular da China, que havia atingido a idade de aposentadoria de 65 anos para ministros do governo, por um banqueiro comercial.

Analistas disseram que a retenção de Yi, um tecnocrata, enviaria um sinal positivo aos mercados, já que Pequim se prepara para transferir algumas das funções regulatórias do banco central para a Comissão Regulatória Financeira do Estado, um novo cão de guarda.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

As indicações dos principais funcionários da China foram anunciadas no Grande Salão do Povo em Pequim, diante de milhares de delegados do Congresso Nacional do Povo, que aplaudiram quando Xi votou nas indicações.

As indicações de ontem não incluíram os chefes de partido dos ministérios ou agências reguladoras. Os chefes de partido muitas vezes têm mais poder sobre as decisões do que aqueles em cargos oficiais. O cargo de chefe do partido comunista do PBoC ainda não foi anunciado. Entre as outras indicações anunciadas, Xi reteve Wang Wentao como ministro do comércio

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado