Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Recorde de passageiros na América Latina em 2023

Recorde de passageiros em 2023, com crescimento expressivo em voos domésticos e internacionais. Destaque para Brasil e Peru
Recorde de passageiros na América Latina em 2023
Machu Picchu, um dos cartões-postais do Peru (Imagem: Pixabay)

O ano de 2023 foi marcado por um aumento expressivo no volume de passageiros na América Latina e no Caribe, atingindo um recorde de 451,6 milhões de pessoas transportadas. Os dados, divulgados pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte (Alta), representam um crescimento de 13,3% em comparação com o ano anterior e de 3,9% em relação a 2019.

As companhias aéreas da região operaram um total de 3,6 milhões de voos em 2023, o que representa um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de assentos disponibilizados aumentou em 10,5%, totalizando 285,8 milhões, conforme o relatório da Alta.

Durante todo o ano de 2023, a América Latina e o Caribe registraram um aumento no transporte de passageiros tanto em voos domésticos quanto internacionais. As companhias aéreas transportaram um total de 248 milhões de passageiros em voos domésticos, registrando um aumento de 9,1% em relação a 2022. Já em viagens internacionais, o crescimento foi ainda mais expressivo, alcançando 19%, com 203,5 milhões de passageiros.

O mês de dezembro de 2023 destacou-se como o segundo mais movimentado do ano. Sendo assim, As companhias aéreas transportaram um total de 40,6 milhões de passageiros na América Latina e no Caribe. O número representa um aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2022 e um crescimento de 3,3% em comparação com dezembro de 2019.

Desempenho no Brasil

No Brasil, o transporte aéreo registrou um aumento de 4% no número de passageiros domésticos em comparação com o ano anterior. Além disso, o número de passageiros internacionais teve uma alta de 24%. Destaca-se a rota entre Buenos Aires e São Paulo (GRU), que registrou um crescimento de 5% no número de voos.

Destaque para Peru

Observou-se também um crescimento expressivo, de 75%, no número de voos para o Peru, evidenciando o destaque desse país como destino intrarregional. Com isso, Peru e Brasil se destacam como o par com o maior crescimento intrarregional na região.

Os números de 2023 refletem não apenas uma recuperação do setor após os desafios enfrentados em 2020 e 2021, mas também indicam um cenário de crescimento contínuo e promissor para a aviação na América Latina e no Caribe.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas