Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Por que o Playcenter, um dos parques pioneiros, fechou

Conheça os motivos que levaram ao fechamento do Playcenter e como a área será reinventada.
Por que o Playcenter, um dos pioneiros em parques, fechou
(Foto: Divulgação/Playcenter).

A Cacau Show adquiriu o Grupo Playcenter, um dos primeiros no ramo de parques de diversão no país, em uma transação cujo valor não foi divulgado. Embora o espaço original do parque não esteja incluído no negócio, a compra tem o potencial de trazer de volta à vida, de forma conceitual, o famoso parque de diversões de São Paulo. O Playcenter fechou em 2012, apesar de ter funcionado por logos quarenta anos.

Início e ascensão

O Playcenter foi inaugurado em 1973, fruto da visão do engenheiro boliviano Marcelo Gutglas. Inspirado por um parque em Nápoles, Itália, Gutglas trouxe para o Brasil o conceito de um grande parque de diversões. Com o nome comprado de Ricardo Amaral, o Playcenter começou em um terreno na Marginal Tietê, atraindo milhões com atrações como Monga e as Noites do Terror. O parque expandiu-se rapidamente, alcançando um faturamento de R$ 120 milhões no auge de sua popularidade.

Por que o Playcenter fechou?

A partir de 1995, o parque enfrentou acidentes em atrações como o Space Loop e o Looping Star que resultaram em feridos, impactando a percepção de segurança do local. Esses incidentes, aliados a problemas logísticos e burocráticos, levaram Gutglas a retomar o controle em 2012, iniciando um processo de reestruturação. Apesar dos esforços, a decisão de encerrar as operações foi tomada, marcando o fim de uma era.

Após o fechamento, o Grupo Playcenter não permaneceu estagnado. A área do antigo parque deu lugar a empreendimentos residenciais e comerciais. Além disso, o grupo inovou ao lançar o Playcenter Family, um parque indoor voltado para famílias, mantendo viva a essência da marca em novos formatos.

Legado e renovação

O legado do Playcenter vive na memória dos visitantes e nas novas iniciativas do grupo. A aquisição do Grupo Playcenter pela Cacau Show abre possibilidades de ressurgimento de conceitos inspirados no parque original, mesmo que em novos contextos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas