A consultoria internacional Brand Finance divulgou o novo ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo. No topo da lista estão: a gigante de tecnologia Apple, seguida pela Microsoft, Google, Amazon e Samsung Group.
Dentre as marcas mais valiosas do mundo, apenas três representam o Brasil, conforme o relatório global da Brand Finance de 2024. O Itaú lidera as marcas nacionais, ocupando a 263ª posição, avaliado em 8,3 bilhões de dólares. Em seguida, vem o Banco do Brasil na 431ª posição, com um valor de 5,5 bilhões de dólares. Em terceiro lugar está o Bradesco, classificado em 477º, com um valor de 5 bilhões de dólares.
Segundo Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance no Brasil, os bancos lideram novamente as marcas brasileiras mais valiosas no mundo. Ele destaca que propósito, associações emocionais e inovação, aliados a uma boa comunicação e alto volume de receita, são fatores que colocam essas marcas entre as mais valiosas do mundo.
Além do ranking global, a Brand Finance também publica anualmente um levantamento das 100 marcas mais valiosas do Brasil. Na última edição, em 2023, os bancos dominaram a lista, seguidos pela Petrobras, Caixa, Vale, Natura, Skol, Brahma e Sadia.
Assim, quanto ao ingresso de mais marcas brasileiras no ranking global, Eduardo Chaves destaca a necessidade de internacionalização e aumento das vendas no exterior, além da gestão eficiente da imagem e da marca. Portanto, ele reforça que marcas mais fortes tendem a ser mais valiosas e sugere uma gestão analítica da marca aliada a estratégias de expansão e maximização de receita tanto no mercado interno quanto externo.
Veja o Top10
Posição | Marca | Valor (em bilhões de dólares) |
---|---|---|
1 | Itaú | 8,3 |
2 | Banco do Brasil | 5,5 |
3 | Bradesco | 5 |
4 | Petrobras | 3,9 |
5 | Caixa Econômica Federal | 3,1 |
6 | Vale | 2,2 |
7 | Natura | 2 |
8 | Skol | 1,8 |
9 | Brahma | 1,6 |
10 | Sadia | 1,6 |