Pesquisar
Close this search box.

Seguro de garantia estendida cresce 4 vezes mais que o varejo

Seguro de garantia estendida cresce 4 vezes mais que o varejo
(Foto: Reprodução/Agência Brasil).

O seguro garantia estendida apresentou crescimento em 2023, conforme indicado por um levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). A arrecadação deste tipo de seguro atingiu R$ 2,7 bilhões, um avanço de 4,4%, quatro vezes maior do que o aumento observado no mercado de móveis e eletroeletrônicos, que tiveram expansão de apenas 1%, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os produtos mais procurados para a garantia estendida, televisores e telas lideram com 16% das contratações, seguidos por acessórios de áudio portáteis (12%), e ventiladores e circuladores de ar, assim como panelas e fritadeiras elétricas (10% cada). Computadores portáteis ocupam a quarta posição (9%), enquanto impressoras e periféricos estão em quinto (6%).

O CIO da startup Pitzi, Marco Garutt, menciona o aumento da conscientização dos consumidores brasileiros sobre a importância de proteger seus equipamentos. Isso se reflete na adesão crescente à garantia estendida, com destaque para produtos de uso cotidiano.

A garantia estendida é comumente adquirida em pontos de venda de varejo, juntamente com bens duráveis. Patrícia Soeiro, vice-presidente da comissão de seguros gerais e afinidades da FenSeg, explica que o custo dessa proteção varia entre 10% e 15% do valor do bem, cobrindo peças e mão de obra para reparos.

A simplicidade do seguro de garantia estendida é salientada por Raquel Silva, diretora de Bancassurance, Affinity e Parcerias da corretora WTW. No entanto, ela aponta o desafio na operação entre varejistas e seguradoras, além da necessidade de esclarecer melhor a oferta desse seguro ao consumidor.

O advogado especialista em direito civil e do consumidor Luis Ricardo Trezza, destaca a importância de o consumidor estar atento ao valor da proteção adquirida, evitando coberturas desnecessárias. Também é crucial conhecer as situações excluídas pela cobertura e os procedimentos para acionar o seguro.

Para o futuro, a expectativa é de que a oferta de garantia estendida cresça no ambiente online, facilitando o acesso dos consumidores a essa proteção. O negócio oferece oportunidades para as seguradoras melhorarem suas práticas e alinharem suas ofertas às necessidades dos consumidores, em um mercado em expansão.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado