Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Desaceleração da inflação na Argentina em fevereiro

Aumento do salário mínimo na Argentina
Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires (Imagem: Pixabay)

O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) divulgou nesta terça-feira (12) os números da inflação ao consumidor na Argentina para o mês de fevereiro, indicando uma desaceleração contínua. A taxa ficou em 13,2%, marcando uma queda em relação aos 25,5% registrados em dezembro e aos 20,6% de janeiro.

Com esses números, a inflação acumulada no ano atinge 36,6%, enquanto a inflação dos últimos 12 meses está em 276,2%. O desempenho fica abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam uma taxa de 15,8%, conforme apontado pela pesquisa REM do Banco Central correspondente ao Boletim Focus do Brasil.

Conforme o Indec, o grupo que registrou o maior aumento foi o de Comunicação, com uma alta de 24,7%. Os serviços de telefonia e internet impulsionaram esse aumento. Em seguida, destacam-se os setores de Transporte, com uma variação de 21,6%, principalmente devido aos reajustes no transporte público, e os gastos do domicílio (“Vivienda”), que subiram 20,2%, refletindo os aumentos nos preços de água, eletricidade, gás e outros combustíveis.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Entre os grupos de produtos, Alimentos e bebidas não alcoólicas apresentaram a maior influência, com uma variação de 11,9%. O aumento impulsionou principalmente pelos preços das carnes e derivados, pães e cereais, e leite e outros produtos lácteos.

Observamos as menores variações de preços nos setores de Recreação e cultura, com 8,6%, e Artigos de vestuário e calçados, com 7,2%. Os números refletem uma tendência de desaceleração da inflação, mas ainda indicam desafios para o controle dos preços no país.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado