Os industriais do setor cerâmico do Acre embarcaram em uma missão empresarial cerâmica vital entre os dias 11 e 20 deste mês, percorrendo cidades de Rondônia (Porto Velho, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena) e Mato Grosso (Cuiabá e Várzea Grande). Esta jornada foi planejada para absorver conhecimentos e práticas inovadoras do segmento cerâmico, proporcionada pelo apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC) e da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).
Apoiadores da Inovação
A iniciativa contou com a estrutura e apoio do Sebrae/AC e da FIEAC, instituições que desempenharam papéis fundamentais na organização e no sucesso da missão. O foco estava em possibilitar aos participantes uma imersão nas experiências e particularidades do segmento cerâmico nas regiões visitadas, promovendo um benchmarking rico e diversificado.
Feedbacks e Perspectivas
Marcio Agiolfi, presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado do Acre (Sindicer/AC), destacou a missão empresarial cerâmica como uma experiência enriquecedora, capaz de influenciar positivamente o futuro do setor no Acre. Agiolfi ressaltou a importância da constante busca por inovação, redução de custos e modelos cooperativos, elementos observados durante a visita às indústrias e cooperativas nos estados de Mato Grosso e Rondônia.
Intercâmbio de Experiências
Janaina Terças, coordenadora institucional da FIEAC no Vale do Juruá e empresária do setor, também fez parte da comitiva. Ela enfatizou a importância da troca de experiências e do conhecimento adquirido sobre novas tecnologias, apontando para um futuro de melhorias e avanços no segmento cerâmico acreano a partir das insights e informações coletadas durante a missão.
Um Novo Horizonte
A missão empresarial cerâmica não apenas abriu portas para novas metodologias e tecnologias mas também fortaleceu a conexão entre os industriais acreanos e seus colegas de Rondônia e Mato Grosso.