Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Nvidia Lança ‘gêmeo da Terra’ para auxiliar previsão climática

Nvidia Lança Earth-2. (Foto: Reprodução/Nvidia)
Nvidia Lança Earth-2. (Foto: Reprodução/Nvidia)

A Nvidia, reconhecida fabricante de chips, anunciou o lançamento do Earth-2, um gêmeo digital do planeta Terra destinado a revolucionar a simulação de padrões climáticos globais. Esta plataforma, acessível via API, permite a criação de emulações alimentadas por inteligência artificial (IA), visando aprimorar as previsões meteorológicas e a resposta a desastres naturais.

Melhoria nas previsões meteorológicas

Com a capacidade de gerar simulações interativas e de alta resolução, o Earth-2 promete ser um marco na previsão de eventos climáticos extremos. A Nvidia destaca que a tecnologia pode reduziro tempo necessário para emitir alertas de desastres naturais, passando de minutos ou horas para questão de segundos.

Earth-2 da Nvidia promete eficiência e precisão

Através do modelo generativo de IA CorrDiff, o Earth-2 se destaca por ser 1.000 vezes mais rápido na geração de imagens preditivas e 3 mil vezes mais eficiente em termos de energia em comparação aos modelos atuais. Esta eficiência representa um avanço na modelagem climática e na prevenção de desastres.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Impacto global e adoção internacional

Governos ao redor do mundo, como a Administração Meteorológica Central de Taiwan, já planejam incorporar o Terra-2 em suas estratégias de modelagem climática. A Weather Company, nos Estados Unidos, também se comprometeu a utilizar a ferramenta para visualizar o impacto das condições climáticas.

No Brasil, onde alagamentos e deslizamentos de terra são crescentemente comuns devido a condições climáticas extremas, o Earth-2 tem potencial para melhorar a precisão dos alertas emitidos por órgãos públicos, como a Defesa Civil. Esta aplicação pode salvar vidas e reduzir perdas econômicas associadas a desastres naturais.

A visão da Nvidia

Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, enfatizou a importância do Earth-2 como uma ferramenta para preparação e ação frente a desastres climáticos, cada vez mais frequentes. Com o lançamento do Earth-2, a Nvidia busca não apenas avançar na tecnologia de IA, mas também contribuir para um futuro mais seguro e resiliente frente às mudanças climáticas.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado