Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Desperdício de alimentos custa US$ 1 trilhão por ano, diz ONU

desperdício de alimentos
(Foto: Rachel Claire/Pexels)

A quantidade de desperdício de alimentos diariamente no mundo é alarmante, segundo um estudo divulgado pela ONU. Apesar de a produção de alimentos ser suficiente para alimentar toda a humanidade, o número de refeições desperdiçadas chega a casa dos bilhões diariamente.

O grave cenário do desperdício

O planeta enfrenta um paradoxo: enquanto mais de 780 milhões de pessoas passam fome, cerca de 1 bilhão de refeições são descartadas todos os dias. Isso representa 132 kg de alimentos desperdiçados por pessoa anualmente, com um custo estimado em US$ 1 trilhão. O equivalente a quase metade do PIB brasileiro. Do total de alimentos desperdiçados no mundo, 60% aconteceram dentro de casa, 28% nos restaurantes, bares e lanchonetes e 12% em supermercados, hortifrutis e feiras livres.

Em países tropicais como o Brasil, a perda de alimentos é ainda mais crítica devido à falta de refrigeração adequada. “São vários fatores que afetam e fazem a gente chegar nesse número gritante de desperdício por todo o mundo. É a distribuição desses alimentos, é o transporte até o consumidor final e o próprio hábito de consumo“, explica Fernanda Romero, gerente do programa da ONU para o Meio Ambiente.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Iniciativas de conscientização

No Rio de Janeiro, o projeto Favela Orgânica, liderado por Regina Tchelly, é um exemplo que tenta causar uma redução no desperdício de alimentos. Utilizando partes comumente descartadas de algumas comidas, como cascas e talos, o projeto cria pratos nutritivos e saborosos, promovendo uma nova perspectiva sobre o valor dos alimentos.

Esse suco é feito com folhas de manga, casca de abacaxi. Esse pãozinho de frigideira é feito de casca de manga verde, aqui é uma farofa de talos que também não vai no fogo. Quando a gente aproveita alimento, a gente é inteligente” disse Regina a Globo. Alguns outros moradores de comunidades do Rio disseram que o projeto transformou suas vidas, ensinando-as a economizar e a valorizar mais os alimentos, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado