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Azul sofre perda de ações após resultado financeiro

Análise dos resultados e projeções para 2024

Avião Azul Linhas Aéreas
(Imagem: divulgação/Azul Linhas Aéreas)
Avião Azul Linhas Aéreas
(Imagem: divulgação/Azul Linhas Aéreas)

A Azul (AZUL4) apresentou os resultados do quarto trimestre de 2023, registrando um prejuízo líquido ajustado de R$ 270,6 milhões. A empresa atribuiu esse resultado principalmente ao aumento do custo operacional, refletido no CASK (custo por assento-quilômetro oferecido pela companhia). Por volta das 16h do mesmo dia, as ações da empresa caíram mais de 7%, cotadas a R$ 13,02.

No relatório divulgado, a empresa também apresentou as orientações para 2024, prevendo um crescimento de 11% para o CASK e um lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de R$ 6,5 bilhões. Portanto, durante a teleconferência para discutir os resultados, a administração destacou a política da empresa de “prometer pouco e apresentar muito”.

Governo Federal

Contudo, a Azul está conversando com o Governo Federal, que demonstrou interesse em disponibilizar uma linha de crédito entre R$ 6 a 8 bilhões para o setor aéreo. O CEO, John Rodgerson, mencionou que essas negociações representam uma oportunidade única para o setor e ressaltou o bom diálogo mantido com o governo brasileiro.

Projeto Voa Brasil 

O CEO enfatizou a importância do projeto Voa Brasil para estimular o crescimento do setor aéreo nacional. Então, ele destacou a necessidade de educar os brasileiros sobre a compra antecipada de passagens e flexibilidade de datas para viajar. Além disso, ressaltou que a indústria está focada em maximizar resultados.

O CFO da empresa, Alexandre Malfitani, expressou confiança no cenário do setor, observando que as empresas estão concentradas em otimizar resultados. Ele também projetou um indicador de receita por passageiro (Rask) positivo na comparação anual e um segundo trimestre mais robusto do que o esperado, especialmente no mercado doméstico.

Aviões da Embraer

Alexandre Malfitani mencionou a Embraer (EMBR3) como uma fornecedora bem posicionada para entregar aviões sem atrasos. Por fim, ele afirmou que as novas compras da Azul impulsionarão o crescimento em hubs estratégicos, como Recife, destacando a confiança da empresa nas entregas da Embraer.