Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Ministro Haddad discute reforma tributária internacional no FMI

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia uma semana intensa de compromissos internacionais em Washington. Ele participa das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, além da segunda reunião da Trilha Financeira do G20. Os encontros, que começam na segunda-feira (15) e se estendem até sexta-feira (19), têm como temas centrais a transformação ecológica e a reforma tributária internacional.

Promovendo o Desenvolvimento Sustentável

Ainda na terça-feira (16), a agenda de Haddad está preenchida com temas vitais. Ele irá a uma mesa-redonda sobre a dívida soberana global, destacando as reformas econômicas do Brasil e suas implicações. Em seguida, participa de um painel sobre tributação internacional, uma continuação dos debates iniciados na reunião do G20 em São Paulo, em fevereiro.

Engajamento em Painéis de Alto Nível

Na manhã de quarta-feira (17), o ministro se engaja nas reuniões da cadeira brasileira no Banco Mundial e no FMI. O dia prossegue com um jantar oficial de trabalho do G20, onde discussões sobre políticas econômicas continuam a ser um foco.

conteúdo patrocinado

Liderança no G20

Na quinta (18), Haddad irá comandar a segunda reunião ministerial do G20 na sede do FMI, seguida por uma coletiva de imprensa. O ministro também mantém reuniões bilaterais importantes, como a que ocorrerá com o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an, discutindo temas críticos como a economia global e os riscos associados.

Foco no Plano de Transformação Ecológica

Paralelamente, Haddad promove ativamente o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). Este plano busca repensar a globalização através de investimentos em financiamento sustentável, bioeconomia, transição energética, economia circular e adaptação às mudanças climáticas.

Discussões sobre Finanças Sustentáveis

Um dos eventos destacados ocorre no Wilson Center às 15h de quarta-feira (17), onde Haddad e a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, junto com o economista Mark Carney, discutem finanças sustentáveis.

Investindo na América Latina

O diálogo continua na Câmara de Comércio dos Estados Unidos (US Chamber) às 17h, com um painel sobre Investindo na América Latina, que também aborda as reformas econômicas do Brasil, em conjunto com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Encerramento da Missão

A viagem conclui-se na sexta-feira (19) com um café da manhã no FMI e reuniões plenárias, seguidas de um encontro à tarde com Paolo Gentiloni, Comissário Europeu para Assuntos Econômicos, onde serão discutidos os últimos pontos das agendas econômica e ecológica.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado