Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Confeiteiros do Senac Ceará celebram sabores do Nordeste

Alunos do curso de Confeiteiro apresentam projeto "Manjar do Sertão".
Confeiteiros do Senac Ceará celebram sabores do Nordeste
(Foto: Divulgação/Senac Ceará).

Alunos do curso de Confeiteiro do Senac Aldeota, no Ceará, deram uma prova de suas habilidades e criatividade ao apresentarem o projeto integrador denominado “Manjar do Sertão”. Este projeto, apresentado no último mês de março, é parte do trabalho de conclusão da turma 2023.2. Nele, foram apresentados doces típicos de cinco estados do Nordeste: Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Durante a apresentação, o aluno Filipe Martins expressou seu entusiasmo pelo ofício da confeitaria. “O confeiteiro é um artista e os doces são verdadeiras obras dignas de admiração, valorização e respeito. Essa é uma arte que vem do coração e vai até as habilidosas mãos de quem a exerce. O resultado não poderia ser diferente”, afirmou Martins.

Confeiteiros do Senac Ceará celebram sabores do Nordeste
(Foto: Divulgação/Senac Ceará).

O menu apresentado incluía várias delícias regionais:

  • Cajá Rendado: frangipane de castanha de caju, curd de cajá, namelaka de coco caramelizado e chocolate.
  • Choux a la Baiana: recheado com mousseline e caramelo de pimenta.
  • Rolinho Pernambucano: bolo de rolo de goiabada.
  • Xamego Gostoso: tartelete de bacuri com geleia de seriguela.
  • Xique pra Dedéu: entremet de castanha de caju com especiarias.

 

Filipe Martins também comentou sobre a resiliência cultural do povo nordestino. “Como bons nordestinos que somos, sabemos que ‘Rapadura é doce, mas não é mole’ e é por isso que estamos aqui, representando a cultura de um povo que é forte, que resiste e se mantém de pé, igual a um cacto no meio da seca… Essa é a nossa gente, a nossa cultura e as apresentamos em forma de verdadeiras obras doces, preparadas por nós, que amamos a grandeza que é o Nordeste”, acrescentou.

 

Confeiteiros do Senac Ceará celebram sabores do Nordeste
(Foto: Divulgação/Senac Ceará).

Além de celebrar a cultura regional, o evento também serviu como uma vitrine para as habilidades adquiridas pelos estudantes durante o curso. Marília Bayma, instrutora de Gastronomia do Senac, falou sobre a importância do curso para a preparação dos alunos para a realidade do mercado de trabalho. “Durante o curso, os alunos aprendem não só as técnicas e exploram as múltiplas possibilidades dos insumos, mas também são estimulados a desenvolver a criatividade e a trabalhar de forma colaborativa, pois essas são características do profissional que o mercado busca”, explicou.

Para mais informações sobre os cursos de Gastronomia do Senac, em Fortaleza, Ceará, acesse aqui. Este projeto não apenas mostra a competência técnica dos alunos, mas também seu compromisso com a preservação e promoção da rica cultura gastronômica do Nordeste.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas