Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Encarando a audiência: como controlar o medo de falar em público

medo de falar em público
(Foto: Reprodução/iStock/Senac Ceará).

O temor de se expor diante de uma plateia, uma realidade para cerca de 60% dos adultos brasileiros segundo a National Comorbidity Survey Replication (NCS-R), pode ser mitigado com o treinamento adequado. Superar o medo da exposição e do julgamento é o principal objetivo do curso “A Arte de Falar em Público“, oferecido pelo Senac Ceará.

Doriana Farias, instrutora do curso, esclarece o cerne deste temor generalizado. “O medo do julgamento alheio é uma das principais razões por trás dessa dificuldade. Falar em público significa estar disponível para o julgamento de outras pessoas, que vão analisar e reagir a sua performance. Só o medo de ser reprovado ao vivo já causa desconforto, ansiedade e, muitas vezes, pânico,” explica.

Além de superar barreiras pessoais, saber falar em público é uma competência valiosa no mercado de trabalho e no meio acadêmico. A capacidade de comunicar ideias de forma clara, persuasiva e com confiança abre numerosas portas e é uma ferramenta fundamental para lideranças efetivas. “Um discurso conciso e persuasivo é projetado para influenciar as opiniões, atitudes ou comportamentos da audiência. Para alcançar esse objetivo, é essencial que o discurso contenha elementos como credibilidade, emoção e reciprocidade, que envolvam e convençam o público-alvo,” afirma Doriana Farias.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Localizado nas unidades Centro e Aldeota em Fortaleza, o curso “A Arte de Falar em Público” do Senac Ceará é destinado a todos acima de 16 anos com ensino fundamental completo. Focado em técnicas de oratória e controle emocional, o programa oferece aos participantes as ferramentas necessárias para se expressarem com segurança e assertividade diante de qualquer audiência.

Os egressos do curso relatam melhorias na confiança e na capacidade de engajar seus ouvintes. Além de adquirirem competência na comunicação, eles desenvolvem uma compreensão profunda sobre a importância de transmitir suas mensagens de maneira eficaz, habilidades fundamentais para se destacarem tanto no cenário profissional quanto no acadêmico.

Os interessados em aprimorar suas habilidades de comunicação podem obter mais informações sobre o curso “A Arte de Falar em Público” acessando o site do Senac Ceará neste link ou contatando diretamente as unidades de ensino. O Senac Aldeota está situado na Av. Desembargador Moreira, 1301, Aldeota, Fortaleza-CE, e o Senac Centro, na Av. Tristão Gonçalves, 1245, Centro, Fortaleza-CE, com o telefone (85) 3270-5400 disponível para contato.

Através deste curso, o Senac Ceará não apenas capacita indivíduos para superar o medo de falar em público, mas também os prepara para serem comunicadores eficientes e líderes inspiradores, prontos para enfrentar os desafios contemporâneos e se destacar em suas trajetórias profissionais e pessoais.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado