Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

79% dos brasileiros veem aumento nos preços dos alimentos

Alimentos - inflação - São Paulo
(Imagem: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Uma pesquisa recente realizada pelo Ipec trouxe as preocupações dos brasileiros em relação ao aumento dos preços dos alimentos, combustíveis e contas de consumo nos últimos meses. Divulgados neste domingo (21), os resultados revelam que a maioria dos entrevistados expressou uma percepção negativa em relação à escalada dos preços.

De acordo com o levantamento, 79% dos entrevistados acreditam que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses. Sendo assim, apenas 9% acreditam em uma redução e 11% consideram que os preços permaneceram inalterados. Os dados foram obtidos a partir da opinião de 2000 pessoas em 129 cidades, entre os dias 4 e 8 de abril, com uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Quanto às expectativas futuras, a maioria dos entrevistados expressa pessimismo. Para 64%, o preço dos alimentos continuará subindo, enquanto apenas 15% acreditam em uma diminuição e 18% esperam que os preços se mantenham estáveis.

conteúdo patrocinado
Combustíveis

No que diz respeito aos combustíveis, a pesquisa revela uma percepção semelhante. Para 61% dos entrevistados, encher o tanque ficou mais caro nos últimos meses, enquanto apenas 11% consideram que os combustíveis estão mais baratos. As expectativas para o futuro também são predominantemente negativas, com 63% acreditando que os combustíveis ficarão mais caros nos próximos meses.

Além disso, a pesquisa abordou a questão das contas de consumo, como água, luz e gás. Segundo os resultados, 76% dos entrevistados perceberam um aumento nos últimos meses, enquanto apenas 5% acreditam em uma redução. Quanto às expectativas futuras, 64% acreditam que essas contas aumentarão, enquanto apenas 11% esperam uma queda.

Diante desses resultados, fica evidente a preocupação dos brasileiros com o cenário econômico atual e futuro, refletindo as dificuldades enfrentadas por grande parte da população diante do aumento dos preços e do custo de vida.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado