Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Spotify alcança lucro de € 1 bilhão; foco retorna ao marketing

Lucro e projeções do Spotify. (Foto: Sry85/Wikimedia Commons)
Lucro e projeções do Spotify. (Foto: Sry85/Wikimedia Commons)

O Spotify alcançou um marco financeiro digno de nota, registrando pela primeira vez um lucro bruto superior a 1 bilhão de euros em um trimestre. Esse sucesso veio após a empresa implementar uma série de cortes nos gastos com marketing, uma estratégia que, embora tenha limitado o alcance de novos usuários, otimizou as margens de lucro da plataforma de streaming de música.

Estratégias de redução de custos

Nos últimos anos, o Spotify tem buscado aumentar sua base de usuários ativos mensais por meio de promoções agressivas e expansão em novos formatos de conteúdo, como podcasts e audiolivros. Contudo, a partir do ano passado, a empresa sueca adotou uma nova abordagem para melhorar a rentabilidade, implementando demissões em massa e reduzindo significativamente o orçamento de marketing.

Lucro do Spotify: impacto das mudanças no marketing

A redução nos gastos com marketing, no entanto, teve como consequência um crescimento abaixo do esperado no número de usuários ativos mensais. O CEO Daniel Ek afirmou que a empresa planeja aumentar o investimento em marketing durante o ano para impulsionar o crescimento, especialmente em mercados onde a presença do Spotify recuou mais do que o desejado.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“Vamos aumentar alguns gastos com marketing ao longo do ano”, projetou Ek em entrevista. “Porque queremos continuar crescendo e vimos que, em alguns territórios, talvez tenhamos recuado um pouco demais”.

Desempenho financeiro e de usuários

Apesar dos desafios, a margem bruta do Spotify aumentou para 27,6% no trimestre, comparada a 25,2% no mesmo período do ano anterior, impulsionada em parte pelo sucesso da área de podcasts. A receita trimestral também cresceu 20%, alcançando 3,64 bilhões de euros, superando as expectativas que eram de 3,61 bilhões de euros. No entanto, o número de usuários ativos mensais foi de 615 milhões, abaixo das previsões internas e das expectativas de analistas de 618 milhões.

Previsões e expectativas

Para o segundo trimestre, o Spotify projeta alcançar 631 milhões de usuários, cifra que ainda fica abaixo da estimativa de analistas, que esperavam 636,3 milhões. A empresa também antecipa um aumento na margem bruta para 28,1%.

Inovação em campanhas publicitárias

Adicionalmente, o Spotify destacou as campanhas mais bem-sucedidas na plataforma em 2023, celebrando a criatividade e a eficácia de marcas e agências. Campanhas como OMO Vibes e Blackinho Poderoso foram reconhecidas por integrar música e produtos, enquanto a Samsung utilizou podcasts para promover o Galaxy S23, mostrando a versatilidade da plataforma para engajar audiências.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado