Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Spotify alcança lucro de € 1 bilhão; foco retorna ao marketing

Lucro e projeções do Spotify. (Foto: Sry85/Wikimedia Commons)
Lucro e projeções do Spotify. (Foto: Sry85/Wikimedia Commons)

O Spotify alcançou um marco financeiro digno de nota, registrando pela primeira vez um lucro bruto superior a 1 bilhão de euros em um trimestre. Esse sucesso veio após a empresa implementar uma série de cortes nos gastos com marketing, uma estratégia que, embora tenha limitado o alcance de novos usuários, otimizou as margens de lucro da plataforma de streaming de música.

Estratégias de redução de custos

Nos últimos anos, o Spotify tem buscado aumentar sua base de usuários ativos mensais por meio de promoções agressivas e expansão em novos formatos de conteúdo, como podcasts e audiolivros. Contudo, a partir do ano passado, a empresa sueca adotou uma nova abordagem para melhorar a rentabilidade, implementando demissões em massa e reduzindo significativamente o orçamento de marketing.

Lucro do Spotify: impacto das mudanças no marketing

A redução nos gastos com marketing, no entanto, teve como consequência um crescimento abaixo do esperado no número de usuários ativos mensais. O CEO Daniel Ek afirmou que a empresa planeja aumentar o investimento em marketing durante o ano para impulsionar o crescimento, especialmente em mercados onde a presença do Spotify recuou mais do que o desejado.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“Vamos aumentar alguns gastos com marketing ao longo do ano”, projetou Ek em entrevista. “Porque queremos continuar crescendo e vimos que, em alguns territórios, talvez tenhamos recuado um pouco demais”.

Desempenho financeiro e de usuários

Apesar dos desafios, a margem bruta do Spotify aumentou para 27,6% no trimestre, comparada a 25,2% no mesmo período do ano anterior, impulsionada em parte pelo sucesso da área de podcasts. A receita trimestral também cresceu 20%, alcançando 3,64 bilhões de euros, superando as expectativas que eram de 3,61 bilhões de euros. No entanto, o número de usuários ativos mensais foi de 615 milhões, abaixo das previsões internas e das expectativas de analistas de 618 milhões.

Previsões e expectativas

Para o segundo trimestre, o Spotify projeta alcançar 631 milhões de usuários, cifra que ainda fica abaixo da estimativa de analistas, que esperavam 636,3 milhões. A empresa também antecipa um aumento na margem bruta para 28,1%.

Inovação em campanhas publicitárias

Adicionalmente, o Spotify destacou as campanhas mais bem-sucedidas na plataforma em 2023, celebrando a criatividade e a eficácia de marcas e agências. Campanhas como OMO Vibes e Blackinho Poderoso foram reconhecidas por integrar música e produtos, enquanto a Samsung utilizou podcasts para promover o Galaxy S23, mostrando a versatilidade da plataforma para engajar audiências.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado