A gigante suíça de alimentos, Nestlé, viu as vendas globais recuarem 6% no primeiro trimestre de 2024, totalizando pouco mais de 22 bilhões de francos suíços. O declínio reflete a redução na demanda dos consumidores em todo o mundo, com especial destaque para a América do Norte.
As vendas na América do Norte encolheram 7,7% no primeiro trimestre, totalizando 5,82 bilhões de francos, representando sozinha 26,4% da receita total da companhia. Na Europa, que detém uma fatia de 21% do mercado, o faturamento recuou 5%, atingindo 4,64 bilhões de francos.
Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “Esperávamos um início de ano lento e observamos uma forte recuperação no crescimento real no segundo trimestre, com boas perspectivas para o restante do ano”.
Assim, a Nestlé registrou queda nas vendas em todas as regiões, exceto na América Latina. O mercado latino-americano entregou uma receita de 3,07 bilhões de francos, um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Portanto, o Brasil liderou o crescimento na América Latina, impulsionado pelas marcas Garoto, KitKat e Nescafé. O México também apresentou crescimento de um único dígito, impulsionado pelas vendas de Purina PetCare, La Lechera e Carlos V.
Este mercado obteve ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, nutrição infantil e cafés porcionados, enquanto houve perdas em produtos lácteos, após a otimização do portfólio.